Glossário
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・Ago-atari 顎当たり → Apoio do queixo.
・Agura 胡座 → Modo de se sentar. Consiste em sentar-se com as pernas cruzadas, com as nádegas encostadas no chão. No contexto musical é empregado em apresentações de gagaku.
・Chikuho-ryū 竹保流 → Estilo de shakuhachi criado por Sakai Chikuho I (1892-1984) em 1917. É uma ramificação do estilo Sōetsu-ryū da Região de Kansai, que tem como uma de suas peculiaridades o uso de partituras do sistema fu,ho,u (...) ao invés do sistema ro,tsu,re (...), amplamente difundido.
・Gagaku 雅楽 → Forma de música/dança/canto utilizada na corte japonesa, em templos budistas e santuários shintoístas. O gagaku foi introduzido no Japão a partir do continente chinês e da Península da Coréia a partir do Século V. Ao se adaptar ao Japão, absorvendo influências da música/canto cerimonial presente nas ilhas japonesas, adquiriu uma nova forma, que se consoliduo em meados do Período Heian (794-1185) e é mantida até os dias de hoje.
・Gagaku Shakuhachi 雅楽尺八 → Instrumento introduzido no Japão juntamente com o gagaku, mas que entrou em desuso em meados do Período Heian (794-1185). Também é conhecido como Shakuhachi Antigo ou Shōsōin Shakuhachi. Mais detalhes em Família do Shakuhachi.
・Gaikyoku 外曲 → Música de fora; música não-original. Vocábulo utilizado no contexto da música do shakuhachi, para se referir a peças que originalmente não eram tocadas pelo shakuhachi. É, portanto, um termo utilizado para diferenciar as peças de música de câmara do repertório tradicional clássico, que não façam parte do repertório honkyoku. Geralmente, gaikyoku se refere ao repertório de música de câmara, em que o shakuhachi toca juntamente com koto e shamisen.
・Hitoyogiri ou Hitoyogiri Shakuhachi 一節切 → Varieade de shakuhachi em que há apenas um nó no corpo do instrumento, feito de bambu. Embora tenha sido praticado em diversas regiões do Japão, entrou em desuso no final do Século XIX. Não se sabe ao certo suas origens, mas uma das teorias a respeito diz que surgiu a partir de modificações no Gagaku Shakuhachi. Mais detalhes em Família do Shakuhachi.
・Hōgaku 邦楽 → Em um sentido mais amplo se refere à Música Japonesa, de forma geral. Entretanto, em um sentido mais estrito, sobretudo para a musicologia, refere-se à Música Tradicional Clássica japonesa, tocada pelo shakuhachi, koto e shamisen, transmitida durante o Período Edo (1603-1868) e início da Era Meiji (1868-1912). Entretanto, a partir do momento em que a indústria fonográfica passou a utilizar a palavra hōgaku para diferenciar obras produzidas por japoneses, daquelas produzidas por estrangeiros, o termo passou a se referir, dentro do contexto da indústria, à música popular japonesa, ou, até mesmo, à música estrangeira cantada/tocada por japoneses. Em outras palavras, seria a música feita/gravada/praticada por japoneses. Como consequência desse processo, atualmente, para os mais jovens, ou mesmo em departamentos e lojas de livros e discos, a sessão hōgaku conta com material da música pop e rock japonês, ao invés da música dos instrumentos tradicionais. A música tradicional japonesa, incluindo a folclórica, gagaku, shōmyō, etc. acabaram entrando na sessão "jun-hōgaku", ou seja, a "Pura Música Tradicional Japonesa". Assim, o significado e uso do termo hōgaku muda de acordo com o contexto.
・Honkyoku 本曲 → Peça original [para shakuhachi]. Mais detalhes em honkyoku.
・Jiuta 地歌 ou 地唄 → Canção da região de Kamigata (atual Osaka e Quioto), que utiliza acompanhamento de shamisen. Embora o termo seja utilizado para se referir ao repertório do shamisen, posteriormente, arranjos feitos com tais peças passaram a ser apresentados também em duo ou trio, com shakuhachi, koto e shamisen.
・Kanjiri 菅尻 → Extremidade do instrumento de sopro, localizada na borda oposta ao bocal.
・Kari カリ → Técnica do shakuhachi utilizada para subir a afinação de uma determinada nota, ao contrário do que ocorre quando se usa a técnica meri.
・Kinko-ryū 琴古流 → Estilo de shakuhachi desenvolvido a partir de Kurosawa Kinko I
(1710-1771), tendo como base seu trabalho de reunir peças de shakuhachi
transmitidas oralmente, e realizar arranjos e adaptações das mesmas, organizando-as
em uma coletânea. Até a geração de Kurosawa Kinko III (1772-1816), a coleção de
Honkyoku da Kinko-ryū tinha um total de 36 peças. No Brasil, o primeiro tocador
de shakuhachi da Kinko-ryū, de que se tem notícia, foi Kobayashi Midori
(1891-1961), que também tocava os estilos Meian-ryū e Minyō. Outro grande tocador
de destaque na história da Kinko-ryū do Brasil foi o professor Iwami Baikyoku
(1923-2012).
・Meri メリ → Técnica utilizada em instrumentos de sopro, principalmente o shakuhachi, para baixar a afinação de uma determinada nota. O meri ocorre por meio da mudança do fluxo de ar e do ângulo do sopro. São empregados movimentos de queixo, cabeça, lábios, etc. Dependendo do caso, o tocador também pode usar os dedos para cobrir parcialmente o furo correspondente à nota, técnica chamada de kazashi. Normalmente a técnica meri é utilizada para baixar meio ou um tom, chegando à afinação da nota diatônica subsequente da escala. Cabe observar que, o termo meri se refere, ao mesmo tempo, à técnica empregada e à própria nota alterada.
・Meian-ryū 明暗流 ou Myōan-ryū → Estilo que surgiu após a proibição da Seita Fuke em 1871, pelo governo da
Era Meiji. Entre as peças praticadas pelos monges Komusō, cerca de 70 delas
foram transmitidas por Katsuura Shozan (1856-1942) dentro da Myōan Shinpō-ryū,
enquanto que cerca de 32 peças foram transmitidas por Higuchi Taizan
(1856-1914), dentro da Seien-ryū, duas ramificações da Meian-ryū.
・Minyō 民謡 → Canção
Folclórica Japonesa ou Música Folclórica Japonesa. Dividida pelo musicólogo
David Hughes em três categorias: Minyō Tradicional, Minyō de Palco e Novo
Minyō. O protagonista deste estilo é o cantor, e, em muitos casos, é acompanhado
pelos instrumentos shakuhachi, shinobue, shamisen e taiko. No Brasil, o minyō
foi introduzido pelos imigrantes, e, desde os primórdios da imigração, tais
canções eram cantadas em festividades da colônia japonesa. Posteriormente, surgiram
grupos e associações transmitindo as tradições do minyō, que não somente mantiveram vivas essas canções no Brasil, como também foram responsáveis por promover
constante intercâmbio com cantores, músicos e instituições do Japão. Maiores detalhes sobre o
minyō constam na dissertação de mestrado ブラジルにおける日本民謡の受容とその変化 (A introdução e
as transformações da prática do minyō no Brasil), defendida por Mary Nishimura
na Universidade de Música de Musashino (Tokyo).
・Muraiki ムライ息 → Ténica do shakuhachi, que consiste em se obter um som forte, soando como uma explosão de ar. É feita a partir do sopro de um grande volume e pressão de ar.
・Nagauta 長唄 →
・Nakatsugi 中継ぎ → Encaixe [do shakuhachi].
・Okuraulo オークラウロ →
・Rissō 立奏 → Tocar de pé.
・Sankyoku-gassō 三曲合奏 → Conjunto Musical de Três Instrumentos. Refere-se ao conjunto musical de Shamisen, Koto e Kokyū. Este último instrumento foi, posteriormente, substituido pelo shakuhachi na maioria dos casos em que o referido conjunto se apresenta. A tradução literal do termo "Sankyoku" seria mais próximo de "Três Melodias" ou "Três Peças". Entretanto, levando em consideração que, além dos três instrumentos que tocam no conjunto, ainda há, na maioria das vezes, a presença do canto. Dessa forma, soam, ao todo, três ou quatro linhas melódicas. Cabe ainda ressaltar que, o termo Sankyoku ou Sankyoku-gassō se refere à formação instrumental, e não ao repertório executado. O repertório normalmente é constituido por peças Jiuta ou Sōkyoku.
・Seiza 正座 → Modo formal de se sentar. Consiste em se
ajoelhar, manter as costas eretas e as nádegas sobre as panturrilhas.
Normalmente, senta-se na posição de seiza em cima do tatami ou de almofadas chamadas de
zabunton. No contexto das artes japonesas, é empregado em apresentações de música
hōgaku, narrativas rakugo, do conjunto musical que acompanha
as artes cênicas de noh, kabuki, entre outros.
・Shaku 尺 → Unidade de medida tradicional que faz parte do sistema shakkan-hō 尺貫法, cujo valor em centímetros muda conforme a época e a região, mas que atualmente se convencionou a equivalência de 30,3 centímetros para 1 shaku. Ver também sun.
・Shakuhachi 尺八 → Flauta vertical tradicional japonesa. Mais detalhes em shakuhachi.
・Shōmyō 声明 → Canto budista.
・Sōkyoku 箏曲 → Música original do koto.
・Sun 寸 → Unidade de medida que corresponde a um décimo de um shaku (3,03 cm).
・Tenpuku 天吹 (Tenpucu, Tempuku) → Flauta típica da região de Kagoshima, sul do Japão. Embora não se saiba ao certo sua origem, há registros históricos a respeito da sua existência no Período de Guerras Sengoku (1467–1590). Embora não tenha se difundido em outras regiões do Japão ou do mundo, sua tradição é transmitida até os dias de hoje pela Associação Tenpuku de Kagoshima.
・Tozan-ryū 都山流 → Estilo de Shakuhachi criado por Nakao Tozan (1876-1956) em 1896 e que se
tornou o estilo com o maior número de praticantes em todo o Japão. O fundador
criou 28 peças, e, posteriormente, alguns de seus discípulos desenvolveram
novas composições, totalizando 80 peças canônicas desse estilo. Com excessão de
Kogarashi e Misaki-no-tsuki, duas peças solo, as demais peças tem mais de um
movimento e são feitas para duo ou trio de shakuhachi. No Brasil, o estilo
Tozan-ryū foi introduzido e difundido por Miyoshi Juzan, um dos fundadores do Grupo de Estudos da Música e Dança Japonesa. A primeira apresentação pública foi realizada em 1939, e o
grupo continua suas atividades até os dias de hoje. Informações detalhadas sobre
a Tozan-ryū do Brasil podem ser encontradas na tese "Dragão confabulando:
etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil" de Alice Satomi.
・Tsuyukiri 露切り ou Tsuyutooshi 露通し → Pano utilizado para limpar o shakuhachi.
・Ueda-ryū 上田流 → Estilo de shakuhachi criado em 1917 por Hōdō Ueda (1892-1974), após ele se separar do estilo Tozan-ryū, do qual fazia parte. Ueda criou algumas peças solo, que, juntamente com peças de música de câmara desenvolvidas por seus alunos, formou o cânone de peças da Ueda-ryū. O estilo e forma dessas peças é próximo à Tozan-ryū. No Brasil, há notícias de imigrantes ligados à Ueda-ryū, porém a disseminação do estilo não floresceu na colônia japonesa, onde prevaleceu a prática dos estilos Tozan, Kinko e Minyō shakuhachi.
・Utaguchi 歌口 → Bocal.
・Zasō 座奏 → Tocar sentado em uma cadeira.